Portal da Transparência

Licitações

Pesquisa de leis

Pesquisa de leis

Câmara não autoriza permuta de áreas públicas com empresa privada.

Câmara não autoriza permuta de áreas públicas com empresa privada.

Na última sessão do dia 26 de setembro de 2017 o Plenário da Câmara Municipal de Antonina acolheu o parecer do Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Vereador Vitor de Souza Fernandes, e negou seguimento ao Projeto de Lei nº 030/2017 (Anteprojeto de Lei nº 029/2017) de autoria do Chefe do Poder Executivo.

O PL 030/2017 pretendia buscar autorização do legislativo para que a Prefeitura Municipal realizasse permuta de área de terras públicas localizada no Pinheirinho com área de terras da empresa Interbulk S/A na Av. Thiago Peixoto.

Segundo consta no parecer do relator da matéria na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Vereador Vitor de Souza Fernandes, o projeto “não demonstra de maneira satisfatória qual necessidade do Município de Antonina a permuta visa atender, não atendendo aos requisitos básicos do art. 17 da Lei Federal nº 8.666/93 que exige, entre outras coisas, que fique demonstrado o interesse público devidamente justificado”.

O projeto informava que a área pertencente ao município no loteamento pinheirinho é estratégica para as operações portuárias e, segundo avaliações.

A área oferecida pela Interbulk para troca tem menos da metade da área do município no Pinheirinho e vale, segundo informações da Prefeitura, aproximadamente o dobro da área municipal.

A matéria em questão já havia sido objeto de reunião dos Vereadores com a Promotora Dra. Mariana Andreola de Carvalho Silva no início do mês de setembro. Na ocasião foi pontuado que o Município não tem como um de seus interesses a especulação imobiliária, ou seja, que pouco importa se a área de terras oferecida pela empresa vale mais e o município “lucraria” com a permuta, o que deve ser ponderado é se de fato a área ofertada atende aos interesses da população, ou seja, se há um interesse público envolvido, uma necessidade do Município.

Segundo informou o Advogado da Câmara, o Dr. Rodrigo Leal Coelho, responsável pela análise preliminar de todos os projetos de lei em trâmite na Câmara e quem acompanhou os Vereadores na reunião com a Promotora, “o Projeto de Lei nº 030/2017 deixa bem claro que a área de terras do Município é muito importante para as atividades portuárias, dizendo pouco ou quase nada quanto ao interesse público do Município na área ofertada para a troca. Se o interesse da Prefeitura é obter alguma vantagem com a área no loteamento Pinheirinho, melhor seria solicitar autorização da Câmara para alienar a área em licitação, se de fato a citada área vale muito para a operação portuária, tenho certeza que muitas empresas estariam dispostas a pagar bem pela mesma.”

A área municipal que se pretende permutar foi objeto de concessão de uso para a mesma empresa pela Lei Municipal nº 40/2012, sendo que tramita na Vara Cível de Antonina Ação de improbidade Administrativa (Autos nº. 0001458-43.2016.8.16.0043) em face do Ex-Prefeito Carlos Augusto Machado e da Empresa Interbulk buscando a condenação dos réus ás penas do artigo 10, VII, da Lei nº 8.429/1992 e, subsidiariamente, artigo 11, caput, com a consequente anulação do ato.

Com a reprovação da matéria, o projeto é devolvido ao Prefeito e não poderá ser reapresentado na mesma sessão legislativa.


Última atualização: 26 de março de 2024- às 08:00:00