Portal da Transparência

Licitações

Pesquisa de leis

Pesquisa de leis

Sessão da Câmara de Antonina destaca planos para retomada do trem Maria Fumaça

“Estamos muito perto de alavancar e efetivar um sonho, a volta da Maria Fumaça em Antonina e em parceria com o executivo e o legislativo. O que depender de nós, vamos realizar”, disse o relações públicas da Associação Brasileira de Prevenção Ferroviária (ABPF), Marcio Assad, na sessão da Câmara Municipal na terça-feira (18).

Na opinião do chefe do executivo que também esteve presente à reunião a união literalmente faz a diferença. “Trabalhamos cada dia mais, para melhorar a nossa Antonina e graças ao empenho e dedicação da nossa sociedade estamos melhorando, avançando. Estabelecemos uma boa comunicação com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e com isso resultados efetivos estão sendo realizados, o armazém Macedo está sendo restaurado e vai passar a ser um polo turístico, a igreja do Saiva, a Estação Ferroviária e com ela, a volta do trem Maria Fumaça, que depois de várias décadas, retorna a nossa querida Antonina. E podem ter certeza muito mais estará por vir”, concluiu o prefeito José Paulo Azim.

O presidente da Câmara de Antonina, José Alves de Souza (Zé Boiadeiro), também comentou a importância da união de todos e salientou o momento significativo e favorável, que a cidade capelista vem passando. “Tá na hora da gente somar e não diminuir, Antonina precisa se unir e buscar o que há de melhor para a população, juntos somos mais fortes”, ressaltou.
Participaram da sessão especial e também contribuíram com suas observações os vereadores, Paulo Eleutéro, Sandra Balthasar de Souza, Romário da Cruz Silva, Celso Pinheiro, Vitor Souza Fernandes, Carlos Bandeira de Souza e Paulo Broska. Também estiveram presentes outros políticos, secretários municipais e a população em geral.

ABPF
Segundo os responsável pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviário (ABPF), o trem Maria Fumaça deverá retornar com sua atividade em Antonina no mês de dezembro na semana natalina.
Trabalhando com o apoio de seus associados espalhados entre as Regionais da Associação, e de diversas entidades governamentais e empresas particulares, a ABPF contribui para o conhecimento da história, bem como, das técnicas e tradições nacionais ligadas ao setor ferroviário, promovendo a formação de uma consciência preservadora, fruto da compreensão do valor do patrimônio cultural em geral e do patrimônio ferroviário em particular.


Última atualização: 26 de março de 2024- às 08:00:00